Economia

China promete estimular financiamentos a pequenas empresas

Governo chinês vai reduzir o compulsório bancário das companhias, além de acelerar os IPOs para este segmento

Yuan: governo chinês quer oferecer mais condições de crescimento para pequenas e médias empresas (Getty Images/Getty Images)

Yuan: governo chinês quer oferecer mais condições de crescimento para pequenas e médias empresas (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de abril de 2019 às 06h39.

São Paulo — A China vai intensificar sua política de reduzir compulsórios bancários para estimular financiamentos para pequenas e médias empresas, que têm um papel-chave para o crescimento da segunda maior economia do mundo.

Em documento publicado no site do governo central chinês no domingo, 7, o Conselho Estatal - gabinete do país - disse também que irá acelerar as ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) de ações de pequenas e médias empresas.

Além disso, Pequim afirmou que irá ampliar ainda mais os canais de financiamento para reduzir os custos de captação dessas empresas.

Desde o ano passado, Pequim vem incentivando o setor bancário a liberar mais empréstimos a empresas em dificuldades, em especial pequenas firmas do setor privado que respondem por mais da metade da expansão econômica doméstica e pela maior parte dos empregos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPequenas empresas

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto