Economia

China produz 7,3% mais aço em maio, UE recua 4,7%

Produção da China, maior produtor e consumidor mundial de aço, somou 67,03 milhões de toneladas em maio, alta de 7,3 por cento

Homem trabalha ao lado de um forno em uma fábrica de aço em Hengyang, na província de Hunan, na China (Reprodução)

Homem trabalha ao lado de um forno em uma fábrica de aço em Hengyang, na província de Hunan, na China (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 10h08.

São Paulo - A China ajudou a elevar a produção mundial de aço bruto em maio em meio a quedas na atividade na Europa e América do Norte sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Mundial de Aço (Worldsteel).

A produção da China, maior produtor e consumidor mundial de aço, somou 67,03 milhões de toneladas em maio, alta de 7,3 por cento sobre maio do ano passado e de cerca de 2 por cento sobre o resultado de abril, apesar de preocupações no país com excesso de oferta e desaceleração da economia.

Enquanto isso, a produção mundial de aço no mês passado somou 136,3 milhões de toneladas, crescimento de 2,6 por cento sobre maio de 2012 e de 3 por cento na comparação com abril.

Segundo a Worldsteel, a produção de aço da União Europeia em maio caiu 4,7 por cento sobre um ano antes, a 14,7 milhões de toneladas, com quedas de 3,5 por cento na França, 11 por cento na Itália e 1,5 por cento na Alemanha. Já na América do Norte, a produção recuou 5 por cento, com Estados Unidos, México e Canadá apresentando baixas de 4,9, 4,2 e 5,9 por cento, respectivamente.

No Brasil, a produção de aço bruto em maio cresceu 5,5 por cento em maio sobre o mesmo mês de 2012, para 3,013 milhões de toneladas, segundo dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil (IABr), na segunda-feira.

Em toda a América do Sul, houve crescimento de 2,1 por cento na produção em maio, para 4,02 milhões de toneladas. Apesar disso, a região acumula queda de 4,9 por cento na produção dos cinco primeiros meses do ano, para 18,84 milhões de toneladas, ante o mesmo período de 2012.

Acompanhe tudo sobre:acoIndústriaMinériosSiderurgiaSiderurgia e metalurgia

Mais de Economia

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte