Economia

China possui US$ 1,3 trilhão de dívida dos EUA

A relação dívida-credor das duas maiores economias mundiais continua se ampliando


	Nota de 100 dólares: China multiplicou seus alertas durante o ano passado sobre o risco que implica a enorme dívida norte-americana
 (AFP)

Nota de 100 dólares: China multiplicou seus alertas durante o ano passado sobre o risco que implica a enorme dívida norte-americana (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 15h21.

Washington - O total da dívida norte-americana em poder da China superou 1,3 trilhão pela primeira vez em outubro, equivalente a quase 1.000 dólares por cidadão chinês, segundo dados publicados nesta segunda-feira pelo Departamento de Tesouro dos Estados Unidos.

Se forem considerados os ativos detidos pelo território de Hong Kong, o total de títulos norte-americanos em poder da China alcança o recorde de 1,44 trilhão, contra 1,31 trilhão há um ano.

A relação dívida-credor das duas maiores economias mundiais continua se ampliando apesar de a China sugerir, em outubro, que reduziria a acumulação de dólares por causa da batalha política no Congresso norte-americano sobre a dívida.

A China multiplicou seus alertas durante o ano passado sobre o risco que implica a enorme dívida norte-americana.

Mas sendo ambos países os maiores sócios comerciais do outro e a China registrando superávit no intercâmbio bilateral, continua acumulando papéis do Tesouro norte-americano, para evitar que sua divisa, o yuan, se valorize muito.

A divisa norte-americana representa quase 40% do total de reservas estrangeiras detidas pela China, que alcançavam 3,66 trilhões de dólares no fim do terceiro trimestre.

O Japão é o segundo maior credor dos Estados Unidos, possuindo 1,17 trilhão de dólares em dívida norte-americana, contra 1,13 trilhão um ano atrás.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaDívidas de paísesEndividamento de países

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE