Economia

China: PIB deve crescer mais de 8% no próximo ano

No primeiro trimestre, PIB chinês acumula alta de 7,7%

As mais valiosas (Martin Puddy/Corbis/Latin Stock)

As mais valiosas (Martin Puddy/Corbis/Latin Stock)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2012 às 09h32.

Pequim - O Produto Interno Bruto (PIB) da China deve ultrapassar 8% no próximo ano devido à melhora do ambiente externo e ao aumento do crescimento doméstico, disse Lu Zhongyuan, vice-diretor do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado neste domingo.

Nos primeiros três trimestres deste ano, o PIB da China aumentou 7,7% em relação ao ano passado, uma desaceleração substancial ante os 9,3% registrados em 2011. No entanto, dados de setembro e outubro, que incluem exportações e produção industrial, mostraram melhora significativa.

Lu disse que a tendência de médio a longo prazo será de desacelaração do crescimento e prevê uma taxa média de crescimento de 7% no período que abrange o 13º plano quinquenal, de 2016 a 2020.

Uma alta taxa de poupança e o dividendo demográfico do país, que têm sido os principais motores da economia, vão diminuir gradualmente neste período, acrescentou, o que torna mais urgentes as reformas estruturais para aumentar a renda familiar.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projetou em relatório divulgado neste domingo que o país deve crescer mais de 8% nos próximos cinco anos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo