Economia

China intensifica investimentos em portos da Austrália

"Através de nosso investimento no Porto de Darwin, a Landbridge pretende aumentar o comércio bilateral entre a Austrália e a Ásia", disse o diretor Landbridge


	Porto em Perth, na Austrália: o acordo veio depois que o China Merchants Group se associou ao gestor de fundos australiano Hastings Funds Management, em abril do ano passado
 (Sergio Dionisio/Bloomberg)

Porto em Perth, na Austrália: o acordo veio depois que o China Merchants Group se associou ao gestor de fundos australiano Hastings Funds Management, em abril do ano passado (Sergio Dionisio/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 16h41.

Pequim - O Landbridge Group da China comprou a concessão de longo prazo do Porto de Darwin, no norte da Austrália, por 506 milhões de dólares australianos (US$ 370 milhões), enquanto o país procura capitalizar sobre a crescente demanda chinesa por importados e viagens ao exterior.

"Através de nosso investimento significativo no Porto de Darwin, a Landbridge pretende aumentar o comércio bilateral entre a Austrália e a Ásia, alavancando nossos negócios e colocando o porto no mapa para os chineses", disse Mike Hughes, diretor Landbridge na Austrália.

Hughes ainda afirmou que planeja realizar um "investimento financeiro considerável" para expandir o porto, e disse que a empresa deve investir cerca de 235 milhões de dólares australianos nos próximos 25 anos. A concessão tem um prazo de 99 anos.

O ministro-chefe do Território do Norte, Adam Giles, disse que o acordo deve alavancar o crescimento do porto e da economia.

"Na Landbridge, temos um parceiro que tem demonstrado um excelente histórico de investimento e inovação, e que tem sustentado um crescimento notável", disse Giles. "Estamos confiantes de que Landbridge trará uma abordagem semelhante para o Porto de Darwin", completou.

O acordo veio depois que o China Merchants Group se associou ao gestor de fundos australiano Hastings Funds Management, em abril do ano passado, para comprar uma concessão no Porto de Newcastle, o maior terminal exportador de carvão do mundo, por 1,75 bilhão de dólares australianos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAustráliaChinaComércio exteriorExportaçõesImportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad