Economia

China e Arábia estreitam laços e anunciam série de projetos

Segundo Toraifi, ministro da Cultura e da Informação, ambos os lados concordaram com o prazo de um ano para a finalização de mais de uma dezena de memorandos


	Parceria: segundo Toraifi, ministro da Cultura e da Informação, ambos os lados concordaram com o prazo de um ano para a finalização de mais de uma dezena de memorandos
 (Toru Hanai / Reuters)

Parceria: segundo Toraifi, ministro da Cultura e da Informação, ambos os lados concordaram com o prazo de um ano para a finalização de mais de uma dezena de memorandos (Toru Hanai / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2016 às 12h43.

Washington - A China e a Arábia Saudita anunciaram uma série propostas para projetos conjuntos nesta segunda-feira, da construção de complexos de petróleo e empreendimentos imobiliários, afirmou hoje uma autoridade saudita.

Eles também trocaram informações sobre questões de segurança.

A informação foi dada pelo ministro da Cultura e da Informação, Adel Al-Toraifi, que integra a comitiva liderada pelo principie Mohammed bin Salman.

Na semana passada, ele se encontrou com o presidente chinês Xi Jinping após uma visita deste ao Golfo Pérsico em janeiro.

Segundo Toraifi, ambos os lados concordaram com o prazo de um ano para a finalização de mais de uma dezena de memorandos de entendimento assinados durante a visita à Pequim que devem resultar na criação de um programa de investimentos de 5 anos nos dois países e de aportes em outras nações.

Segundo ele, o programa cruza interesses comuns delineados no programa de desenvolvimento de cada país, a Visão para 2030 da Arábia Saudita e o Cinturão e a Rota da China.

A questão da segurança também foi enfatizada entre os dois países. "Nossa preocupação é p terrorismo, claro", afirmou Toraifi.

A província chinesa de Xinjiang é lar de uma população predominantemente muçulmana da etnia uigur, alguns dos quais Pequim acusa de radicalismo e separatismo, incluindo atos terroristas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁsiaChinaEnergiaArábia Saudita

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis