Economia

China diz esperar estabilidade no Brasil após afastamento

A presidente afastada foi substituída na Presidência de forma interina pelo vice-presidente Michel Temer, na quinta-feira


	China: a presidente afastada foi substituída na Presidência de forma interina pelo vice-presidente Michel Temer, na quinta-feira
 (Toby Melville / Reuters)

China: a presidente afastada foi substituída na Presidência de forma interina pelo vice-presidente Michel Temer, na quinta-feira (Toby Melville / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2016 às 08h25.

Pequim - A China está prestando atenção especial à situação no Brasil, após o Senado autorizar abertura de processo de impeachment e afastar a presidente Dilma Rousseff, e espera que o país possa manter a estabilidade, disse o Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira.

"Certamente estamos prestando atenção especial ao desenvolvimento no Brasil. Esperamos que todos os lados no Brasil possam lidar de forma apropriada com a situação apresentada e manter a estabilidade política e desenvolvimento socioeconômico do país", disse o porta-voz do Ministério do Exterior chinês Lu Kang.

"Prestamos grande atenção no desenvolvimento de relações com o Brasil. Acreditamos que os bons laços entre os dois países e a cooperação benéfica mútua continuará se desenvolvendo", disse Lu durante entrevista coletiva em Pequim.

Dilma, que prometeu lutar contra as acusações e negou qualquer ato irregular, é acusada de crime de responsabilidade por atrasos de repasses do Tesouro ao Banco do Brasil por conta do Plano Safra, as chamadas pedaladas fiscais, e pela edição de decretos com créditos suplementares sem autorização do Congresso.

A presidente afastada foi substituída na Presidência de forma interina pelo vice-presidente Michel Temer, na quinta-feira.

A China e o Brasil possuem laços empresariais e de comércio, especialmente no setor de energia e commodities.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCommoditiesPolítica no BrasilSenado

Mais de Economia

Voa Brasil: programa vende 35 mil passagens em oito meses; veja destinos mais procurados

Trump corta isenção para vendas online de 'blusinhas' chinesas nos EUA

Câmara aprova urgência para projeto da 'reciprocidade' em resposta ao tarifaço de Trump

Pagamento do 13º de aposentados não será em abril, diz Tebet