Economia

China deve elevar exportações em 8% em 2013, diz agência

Segundo relatório do Centro de Informações do Estado, importações devem subir 7,8% no mesmo período


	Exportações da China cresceram 7,3 por cento nos primeiros 11 meses de 2012 ante o ano anterior
 (Joe Raedle/Getty Images)

Exportações da China cresceram 7,3 por cento nos primeiros 11 meses de 2012 ante o ano anterior (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 18h03.

Pequim - As exportações da China devem crescer 8 por cento em 2013 ante este ano, enquanto as importações podem subir 7,8 por cento no período, informou a agência de pesquisa do país Centro de Informações do Estado (SIC, na sigla em inglês) por meio de relatório publicado na quarta-feira.

"O comércio exterior da China vai expandir lentamente em 2013, uma vez que fatores que dificultam a recuperação econômica global podem não desaparecer facilmente, enquanto o crescimento econômico da China vai se estabilizar", afirma o relatório publicado no China Securities Journal.

As exportações da China cresceram 7,3 por cento nos primeiros 11 meses de 2012 ante o ano anterior, enquanto as importações cresceram 4,1 por cento, mostraram dados oficiais. O governo prevê crescimento de 10 por cento para as exportações e importações combinadas este ano.

A economia da China pode crescer 8 por cento em 2013, com a produção industrial em expansão de 10,5 por cento, informou a agência.

A economia está no caminho para expandir em torno de 7,7 por cento em 2012, ultrapassando o objetivo oficial de 7,5 por cento. Fontes disseram à Reuters, na semana passada, que o governo provavelmente assumirá a meta de crescimento de 7,5 por cento em 2013.

A China poderia ver aumento anual de 3 por cento em Investimento Estrangeiro Direto (IED) no próximo ano, para 116 bilhões de dólares, acrescentou o relatório.

As vendas no varejo da China devem crescer 14,6 por cento em 2013, acelerando de 14,2 por cento neste ano, graças ao aumento da renda que o governo estimula com reformas e medidas de urbanização, de acordo com as previsões.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércio exteriorExportaçõesPrevisões para 2013

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron