Economia

China critica UE após medidas antidumping sobre o aço

Na última sexta-feira, a União Europeia anunciou algumas medidas como resposta ao que foi chamado de preços indevidamente baixos do aço chinês


	Aço chinês: União Europeia anunciou medidas como resposta ao que foi chamado de preços indevidamente baixos
 (Kim Kyung-hoon / Reuters/Reuters)

Aço chinês: União Europeia anunciou medidas como resposta ao que foi chamado de preços indevidamente baixos (Kim Kyung-hoon / Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2016 às 13h43.

Pequim — A China acusou a União Europeia de prejudicar a concorrência, ao impor medidas antidumping sobre o aço chinês, ampliando as crescentes tensões mundiais no setor de siderurgia relativas ao avanço dos produtos chineses de baixa custo.

As medidas anunciadas na sexta-feira pela União Europeia foram as mais recentes de uma série de decisões tomadas pela Europa, pelos Estados Unidos e outros parceiros comerciais, como resposta ao que foi chamado de preços indevidamente baixos do aço chinês. A reclamação é de que as exportações chinesas estão pressionando os preços mundiais e prejudicando concorrentes estrangeiros e postos de trabalho.

No entanto, um comunicado do Ministério do Comércio informou que as exportações de aço chinesas não podem afetar os preços, porque respondem por apenas 5% do mercado europeu.

"Adotar tais medidas de proteção erradas precipitadamente e restringir a concorrência de mercado justa não configuram o caminho certo para o desenvolvimento da indústria de aço da União Europeia", trazia o comunicado com data deste sábado (08).

Por Associated Press

Acompanhe tudo sobre:acoÁsiaChinaEuropaUnião Europeia

Mais de Economia

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR