Economia

China aprova piloto para abrir mercado de telefonia móvel

Autoridades autorizaram 11 "operadoras virtuais" privadas a revenderem serviços de telecomunicações móveis


	Homem mexendo no celular:  plano piloto abre o mercado para que companhias privadas ofereçam descontos ou acordos mais atrativos
 (Getty Images)

Homem mexendo no celular:  plano piloto abre o mercado para que companhias privadas ofereçam descontos ou acordos mais atrativos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 08h11.

Xangai - A China aprovou um plano piloto que permite que empresas privadas peguem uma carona com as três provedoras de telecomunicações dominantes do país para oferecer serviços móveis com a própria marca, abrindo o maior mercado de telefonia móvel do mundo a uma concorrência maior.

As autoridades autorizaram 11 "operadoras virtuais" privadas a revenderem serviços de telecomunicações móveis, disse o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, na sigla em inglês) em um comunicado em seu website nesta quinta-feira.

O plano piloto abre o mercado para que companhias privadas ofereçam descontos ou acordos mais atrativos, aumentando a concorrência em um mercado dominado pelas empresas estatais China Mobile, China Telecom e China Unicom Hong Kong.

"É um marco. Vai atrair investimento privado, e estimulará a concorrência e a inovação no setor de telecomunicações... dando a uma ampla gama de consumidores mais liberdade de escolha e serviço melhor", disse o ministério no comunicado.

Sob o plano, as empresas privadas poderão comprar serviços de comunicação móveis por atacado das provadoras que têm suas próprias redes móveis, fazer outros pacotes com estes serviços e vendê-los para usuários finais, disse a agência oficial de notícias Xinhua.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCelularesChinaIndústria eletroeletrônicaTelecomunicações

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad