Economia

China afirma que manterá investimentos no exterior

Governo chinês informou que o país continuará a incentivar o desenvolvimento saudável do investimento no exterior

Bandeira da China: WSJ afirmou na sexta que o país planeja apertar os controles sobre as empresas que desejam investir no exterior (Barry Huang/Reuters)

Bandeira da China: WSJ afirmou na sexta que o país planeja apertar os controles sobre as empresas que desejam investir no exterior (Barry Huang/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 10h27.

Xangai - A China disse nesta segunda-feira que vai manter sua política de abertura e sua estratégia de "ir para fora" com os investimentos, mesmo com uma queda do iuan para a mínima de 8 anos e meio reavivando preocupações sobre a fuga de capital do país.

Funcionários da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, do Ministério do Comércio, do Banco do Povo da China e da Administração Estatal de Câmbio disseram que o país continuará a incentivar o desenvolvimento saudável do investimento no exterior, informou a agência oficial Xinhua.

O The Wall Street Journal informou na sexta-feira que a China planeja apertar os controles sobre as empresas que desejam investir no exterior, em um esforço para diminuir a grandesaída de capital.

Enquanto Pequim tem se empenhado em barrar os canais oficiais para a saída de dinheiro da China, mais fundos estão escapando através de meios obscuros, com os investidores fugindo da economia em desaceleração do país e do enfraquecimento da moeda, dizem executivos da indústria financeira.

O iuan negociado na China estava cotado em 6,9061 por dólar, após fechar na sexta-feira em 6,9170, com os operadores dizendo que os bancos estatais foram vistos vendendo dólares. O iuan caiu mais de 6 por cento ante o dólar neste ano, mas tem estado relativamente estável contra uma cesta de moedas.

O aumento do investimento no exterior eleva os riscoscambiais e também apresenta ameaças potenciais ao sistema financeiro chinês se esses acordos começarem a ir mal, disseram analistas da China International Capital Corporation em nota nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:ChinaGovernoInvestimentos de governo

Mais de Economia

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária

INSS: Ministério Público Federal recomenda que cidadãos vulneráveis sejam ressarcidos em 30 dias

Economia da Argentina cai 1,8% na comparação mensal — mas cresce 5,6% na variação anual