Economia

China admite dificuldade para manter nível de crescimento

Segundo o presidente do país, o crescimento expressivo da economia do país nos últimos anos não poderá ser mantido no futuro


	Pessoas caminham em outubro de 2012 pelo distrito financeiro de Xangai: em 2012, a economia chinesa cresceu 7,8%, o menor resultado nos últimos 13 anos
 (Peter Parks/AFP)

Pessoas caminham em outubro de 2012 pelo distrito financeiro de Xangai: em 2012, a economia chinesa cresceu 7,8%, o menor resultado nos últimos 13 anos (Peter Parks/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 08h49.

Boao - O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira que o crescimento expressivo da economia do país nos últimos anos não poderá ser mantido no futuro.

"Não acredito que será possível manter um crescimento econômico muito rápido e tampouco é o que queremos", disse Xi para empresários reunidos na ilha de Hainan, sul da China.

Desde que a China se abriu para a economia de mercado, o país registra média de crescimento anual de 9,9%, recordou Xi, "algo poucas vezes vistos na história do desenvolvimento econômico no mundo".

Em 2012, a economia chinesa cresceu 7,8%, o menor resultado nos últimos 13 anos, em consequência da fragilidade do consumo interno e de alguns de seus principais mercados no exterior.

Para 2013 o governo fixou a meta de crescimento de 7,5%, a mesma do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômico

Mais de Economia

'Pix não canibalizou cartões de crédito', diz presidente do BC

Tarifaço de Trump: Lista de isenção mostra espaço para alívios adicionais

Tarifaço de Trump entra em vigor: Laranja e aviões isentos, café e carne tarifados; veja lista

Tarifaço de Trump terá impacto menor que o esperado no PIB do Brasil, mas ameaça 140 mil empregos