Economia

Chegaremos a R$ 1 tri em medidas contra coronavírus em breve, diz Guedes

Ministro pede aprovação do orçamento de guerra e disse considerar oportunismo político qualquer crítica de que houve demora na atuação do governo

Paulo Guedes: (Adriano Machado/Reuters)

Paulo Guedes: (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de abril de 2020 às 16h53.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que os programas para combate ao coronavírus devem chegar a 1 trilhão de reais nas próximas semanas ou meses, pontuando que o déficit primário já está em 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

"(Programas) já passaram dos 800 bilhões, possivelmente chegarão a quase 1 trilhão de reais ao longo das próximas semanas ou meses, por isso é que nós precisamos não só dessa blindagem jurídica, mas dessa blindagem legislativa", afirmou ele, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Guedes fez um apelo pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do orçamento de guerra e disse considerar oportunismo político qualquer crítica de que houve demora na atuação do governo federal.

"Peço que haja espírito de união em torno do lema de que nenhum brasileiro será deixado pra trás. Defesa da saúde e dos empregos está acima de quaisquer diferenças", afirmou ele, completando que, daqui a três a quatro meses o barulho natural de uma democracia pode voltar, mas que agora é hora de não explorar politicamente os problemas.

Acompanhe tudo sobre:Coronavíruseconomia-brasileiraPaulo Guedes

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE