Economia

Chefes das Finanças mundiais se comprometem a combater crise

Países membros do FMI se comprometeram a adotar medidas como aumento da poupança em nações endividadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2010 às 17h28.

Washington - Os países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) prometeram neste sábado colaborar com políticas que vêm sendo discutidas com o objetivo de evitar a repetição da crise financeira mundial.

Em um comunicado que levou em conta os aspectos mais importantes da questão, os países concordaram em garantir finanças públicas sustentáveis e agir contra os riscos das dívidas nacionais.

Também repetiram uma promessa de adotar políticas que ajudariam a reequilibrar a economia mundial, reduzindo enormes reservas em países que são grandes exportadores, como a China, e elevando a poupança em nações endividadas, incluindo os Estados Unidos.

O comunicado não apresentou, porém, nenhuma proposta nova sobre a melhor maneira de garantir que não haja uma repetição da recente crise financeira mundial, a qual desencadeou a pior recessão nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

"Nós estamos fortemente comprometidos a assegurar finanças públicas sustentáveis e agir contra os riscos de dívidas nacionais," afirmou o grupo que engloba o Comitê de Finanças e o Fundo Monetário Internacional.

 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasFMIGlobalização

Mais de Economia

China impõe tarifa provisória de 75% sobre importação de canola do Canadá

Alckmin chama empresários para anúncio de medidas em resposta ao tarifaço de Trump

Lula confirma linha de crédito de R$ 30 bi para exportadores afetados pelas tarifas de Trump

Plano de socorro a afetados por tarifaço de Trump será apresentado nesta quarta, diz Haddad