Economia

Chefe da Anac volta a defender cobrança de bagagem em voos

Cobrança pela bagagem despachada foi uma medida permitida da Anac que não chegou a entrar em vigor por decisão da Justiça

Aviação: presidente da Anac afirmou que taxas sobre bagagem estimulam a livre concorrência poderiam ajudar o Brasil a atrair empresas de baixo custo (Aeroportos Brasil Viracopos/Divulgação)

Aviação: presidente da Anac afirmou que taxas sobre bagagem estimulam a livre concorrência poderiam ajudar o Brasil a atrair empresas de baixo custo (Aeroportos Brasil Viracopos/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 29 de março de 2017 às 14h57.

Rio de Janeiro - O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Botelho, voltou a defender à liberalização da cobrança de bagagens dos passageiros das companhias aéreas e afirmou que medidas que estimulam a livre concorrência poderiam ajudar o Brasil a atrair empresas de baixo custo.

A cobrança pela bagagem despachada foi uma medida permitida da Anac que não chegou a entrar em vigor por decisão da Justiça.

"Não pudemos nem testar o mercado", disse Botelho a jornalistas na abertura de evento de aviação no Rio de Janeiro.

Segundo ele, além da liberação da cobrança das bagagens despachadas outras medidas poderiam aumentar a atratividade do país a empresas estrangeiras como a ampliação da participação do capital internacional nas companhias aéreas brasileiras.

"O Brasil tem quatro grandes empresas e você percebe que as empresas de baixo custo do exterior não têm interesse em vir. Estamos querendo criar um mercado adequado e a questão da bagagem seria um dos passos nessa direção", disse Botelho.

Acompanhe tudo sobre:AnacAviação

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China