Economia

Cerca de 60 mineiros estão presos sob a terra no Zimbábue

A mina de platina em Zvishavane foi atingida por um incêndio

Funcionários da mina Mimosa no dia 16 de fevereiro: segundo mineradora, nenhum dos mineiros estava desaparecido e que ninguém estava ferido (Jekesai Njikizana/AFP)

Funcionários da mina Mimosa no dia 16 de fevereiro: segundo mineradora, nenhum dos mineiros estava desaparecido e que ninguém estava ferido (Jekesai Njikizana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 11h36.

Johannesburgo - Cerca de sessenta mineiros estão presos sob a terra em uma mina de platina em Zvishavane, no sul do Zimbábue, atingida por um incêndio, informou nesta terça-feira o sindicato de mineiros.

"Às 17h00 (12h00 de Brasília) de segunda-feira, uma esteira transportadora se rompeu e desencadeou um incêndio, deixando inicialmente presos sob a terra 85 mineiros", disse à AFP Shadreck Polowelo, presidente do sindicato de mineiros.

"Vinte mineiros foram resgatados e o trabalho das equipes de resgate continua. Vou à mina ver o que está acontecendo", acrescentou Polowelo.

A empresa Aquarius Platinum Ltd, proprietária de 50% da mina, indicou que o "incêndio havia sido contido", mas que "devido a um problema de visibilidade, 75 funcionários se protegeram em uma área de refúgio".

"Atualmente estão sendo levados à superfície. E este processo deve terminar à tarde", disse um comunicado da Aquarius Platinum, que acrescentou que nenhum dos mineiros estava desaparecido e que ninguém estava ferido.

A mina Mimosa está situada 390 km ao sul de Harare, a capital do Zimbábue.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaIncêndiosIndústriaMineração

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China