Economia

Centro-Oeste lidera alta da inadimplência em 2015

Segundo SPC Brasil, em abril, o Centro-Oeste registrou 95 mil novos consumidores no banco de dados do Indicador Regional de Inadimplência


	48,43% da inadimplência é representada por dívidas com bancos, incluindo pendências no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros
 (Getty Images)

48,43% da inadimplência é representada por dívidas com bancos, incluindo pendências no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 18h45.

São Paulo - A inadimplência dos consumidores do Centro-Oeste cresceu 3,98% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o maior ritmo entre todas as regiões do País - a média nacional ficou em 3,39%.

Apenas em abril, o Centro-Oeste registrou 95 mil novos consumidores no banco de dados do Indicador Regional de Inadimplência calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

No quadrimestre, o segundo lugar é ocupado pela região Sul (3,19%), seguida pelas regiões Nordeste (3,07%) e Norte (2,81%). Última da lista, a região Sudeste apresentou crescimento de apenas 2,66% no atraso dos pagamentos.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados refletem a dificuldade do ambiente macroeconômico do País.

"A pressão exercida pela aceleração da inflação, aumento das taxas de juros e piora dos indicadores econômicos, sobretudo os de renda e emprego, tem impactado a capacidade de pagamento dos brasileiros."

Bancos

O dado do indicador regional mostra que quase metade da inadimplência (48,43%) é representada por dívidas com bancos, item que inclui pendências no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros.

O endividamento com as instituições financeiras liderou o levantamento em quatro das cinco regiões.

Apenas no Centro-Oeste a situação foi adversa. O que puxou os números nesta região foi o atraso no pagamento de serviços básicos como água e luz, que cresceu 12,19%.

Acompanhe tudo sobre:Centro-Oestecredito-pessoalInadimplênciaSPC

Mais de Economia

Haddad diz a Moody's que meta fiscal será cumprida pelo 2º ano consecutivo em 2025

União vai garantir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS se necessário, afirma Tebet

Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)

Trump chama presidente do Fed de 'tolo' após anúncio de manutenção da taxa de juros