Economia

Celac, zona econômica com quase 600 milhões de habitantes

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos é um órgão que agrupa 33 países e uma população de cerca de 600 milhões de habitantes

Bandeiras de países que compõem a Celac: órgão celebra sua terceira cúpula em Belén, Costa Rica (Ezequiel Becerra/AFP)

Bandeiras de países que compõem a Celac: órgão celebra sua terceira cúpula em Belén, Costa Rica (Ezequiel Becerra/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2015 às 14h57.

Belén - A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que celebra sua terceira cúpula em Belén, Costa Rica, nesta quarta e quinta-feira, é um órgão de diálogo e concertação que agrupa 33 países e uma população de cerca de 600 milhões de habitantes.

A superação da pobreza, que atinge 28% dos habitantes da região, será o tema central na agenda dos governantes, embora inclua também educação, ciência e tecnologia, meio ambiente, cooperação e mecanismos de integração regional, entre outros.

Abaixo, seguem os dados e indicadores de 2013 e 2014 sobre a região publicados pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), pelo Banco Mundial e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

- Pobreza: o percentual da região caiu de 48% em 2002 para 28% em 2012, mas o processo de redução foi estagnado e se manteve inalterado em 2014.

- Desemprego urbano: 6,1% em 2014, levemente inferior ao de 2013 (6,2%).

- Alimentos: América Latina e Caribe constituem a região com maior produção e exportação de alimentos do mundo.

- Recursos naturais: o bloco representa quase 30% da superfície florestal do mundo, 33% dos recursos hídricos. É a região com disponibilidade de água mais alta do planeta.

- PIB: em 2014 a região teve um crescimento de 0,8% em relação ao ano anterior, segundo o Banco Mundial, enquanto a Cepal projeta 2,2% para 2015. O Produto Interno Bruto (PIB) dos 33 países se estima em cerca de 6 trilhões de dólares.

- Investimento estrangeiro direto (IED): Em 2013, o IED no bloco foi de 188,1 bilhões de dólares, cifra que representa um aumento de 6% em comparação com o ano anterior.

- Exportações: em 2013, as exportações da região subiram para 1,09 trilhão de dólares, com um crescimento de apenas 0,1% em relação ao ano anterior.

- Matérias-primas: O bloco se caracteriza por ser um dos principais exportadores de matérias-primas do mundo. A América Latina conta com as maiores reservas de petróleo do mundo e uma das mais importantes de gás, sobretudo na Venezuela, Brasil e Bolívia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCaribe

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024