Economia

Casa Branca diz que Obama pode nomear Yellen no Fed

A expectativa pelo favoritismo da vice-presidente do banco central ganhou força depois que Lawrence Summers anunciou que não concorreria ao cargo


	A vice-presidente do Fed, Janet Yellen: muitos senadores democratas, que têm uma maioria por dois votos, já declararam apoio à Yellen
 (Joshua Roberts/Bloomberg)

A vice-presidente do Fed, Janet Yellen: muitos senadores democratas, que têm uma maioria por dois votos, já declararam apoio à Yellen (Joshua Roberts/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 18h06.

Washington - A Casa Branca sinalizou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode estar perto de nomear a vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, como substituta de Ben Bernanke no comando do BC norte-americano. Bernanke deixará a presidência do Fed em janeiro de 2014.

Funcionários do governo já começaram a discutir o processo de nomeação do próximo presidente do banco central com membros do Senado, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Dois assessores democratas afirmaram que o nome de Yellen surgiu em pelo menos duas dessas conversas. Além disso, um funcionário da Casa Branca confirmou que a vice-presidente do Fed é a favorita para o cargo.

A movimentação dos parlamentares ocorre três dias após o ex-secretário do Tesouro, Lawrence Summers, retirar sua candidatura à presidência do Fed. A expectativa de que Obama esteja perto de anunciar a sua decisão e o favoritismo de Yellen ganharam força depois que Summers anunciou que não concorreria ao cargo no domingo.

O mandato de quatro anos de Bernanke termina em 31 de janeiro de 2014, mas o processo da escolha para o seu substituto começa com antecedência porque a indicação precisa da aprovação do Senado.

No Senado, os democratas tem uma maioria por dois votos. Muitos deles já declararam apoio à Yellen. Os republicanos, porém, se abstiveram de indicar qual seria o candidato escolhido por eles.

Yellen, que é vice-presidente do Fed desde 2010, foi presidente do Comitê de Conselheiros Econômicos da Casa Branca na gestão de Bill Clinton e vice-presidente do Fed de São Francisco. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFed – Federal Reserve SystemBarack ObamaEconomistasJanet Yellen

Mais de Economia

FMI aumenta previsão de crescimento do Brasil para 2025

Para vencedor do Nobel de Economia, China deve vencer guerra comercial contra os EUA

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 4,80% para 4,72% em 2025

Prêmio Nobel de Economia 2025 vai para trio que explicou como a inovação impulsiona o progresso