Economia

Carga de energia cai 1,6% no acumulado de 12 meses

Dados ajustados, os quais excluem o efeito de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, indicam queda de 2,2% na comparação entre meses de novembro


	Energia: na região Nordeste, a carga cresceu 3,5% na comparação acumulada de 12 meses e 3,4% na comparação entre meses de novembro
 (Arquivo/Agência Brasil)

Energia: na região Nordeste, a carga cresceu 3,5% na comparação acumulada de 12 meses e 3,4% na comparação entre meses de novembro (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 16h17.

São Paulo - A carga de energia que circulou pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) entre dezembro de 2014 e novembro deste ano atingiu patamar 1,6% inferior ao acumulado em período de 12 meses imediatamente anterior.

O volume de carga, divulgado mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), é calculado a partir da soma de toda a energia movimentada no sistema elétrico, mas difere do volume de energia consumida em função das perdas existentes na rede.

O ONS também divulgou nesta quinta-feira, 3, os números de novembro, quando a carga atingiu 64.921 MW médios.

O indicador representa uma queda de 2,3% em relação a novembro do ano passado, mas ficou estável na comparação com outubro.

Dados ajustados, os quais excluem o efeito de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, indicam queda de 2,2% na comparação entre meses de novembro.

Os números de novembro evidenciam a contínua trajetória de retração da carga desde o início do ano, puxada principalmente pelos mercados das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

No acumulado de 12 meses, a carga das duas regiões encolheu 3,1% e 2,2%, respectivamente.

Na comparação entre meses de novembro, os dados da região Sul surpreendem, com uma retração de 10,2%. No submercado Sudeste/Centro-Oeste, a queda foi de 2,7%.

Na região Nordeste, a carga cresceu 3,5% na comparação acumulada de 12 meses e 3,4% na comparação entre meses de novembro.

No Norte, a carga cresceu 0,8% no acumulado anual e 6,7% na relação entre meses de novembro.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaONSServiços

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa