Economia

Carf profere decisão favorável à Petrobras em processo fiscal

A Petrobras informa que, apesar de já ter conhecimento da decisão, ainda não foi intimada do seu teor para que a área jurídica possa analisar o processo

Petrobras: a companhia ressalta que a decisão do Carf é passível de recurso por parte da Fazenda Nacional (Mario Tama/Getty Images)

Petrobras: a companhia ressalta que a decisão do Carf é passível de recurso por parte da Fazenda Nacional (Mario Tama/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de março de 2017 às 22h38.

São Paulo - Em resposta a ofício enviado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras informa que o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) emitiu uma decisão favorável à companhia em processo administrativo fiscal.

O processo diz respeito ao momento em que é dedutível dos gastos que a companhia teve com o desenvolvimento da produção de petróleo e gás, para apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), referentes ao ano de 2009.

A Petrobras informa que, apesar de já ter conhecimento da decisão, ainda não foi intimada do seu teor para que a área jurídica possa analisar o processo.

A companhia ressalta que a decisão do Carf é passível de recurso por parte da Fazenda Nacional, e caso ela seja revertida, a Petrobras pode recorrer ao Judiciário.

A estatal lembra ainda que as informações referentes a este processo foram incorporadas nas demonstrações financeiras de 2014, ano da autuação, e apareceram também nos balanços de 2015 e 2016.

O ofício foi motivado por uma reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, com a informação de que a autuação poderia render uma cobrança de R$ 5,1 bilhões junto à Petrobras.

Acompanhe tudo sobre:CVMImpostosPetrobras

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China