Economia

Capacidade instalada de eólicas cresce 20% em abril

Durante aquele mês, 18 usinas eólicas entraram em operação


	Parque eólico: o Brasil passou a somar 130 usinas em funcionamento
 (Gentil Barreira/EXAME.com)

Parque eólico: o Brasil passou a somar 130 usinas em funcionamento (Gentil Barreira/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 13h42.

São Paulo - A entrada em operação de 18 usinas eólicas durante o mês de abril elevou em 20,3% a capacidade instalada de geração eólica do País na comparação com março.

Em apenas um mês, foram acrescidos 561 MW de capacidade instalada em parques eólicos, o que eleva para 3.319 MW a capacidade total do segmento. Os dados estão no Boletim das Usinas Eólicas, divulgado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Com a entrada em operação das 18 usinas no Nordeste, o Brasil passou a somar 130 usinas em funcionamento, um complexo que gerou 734 MW médios em energia elétrica no mês.

"O volume é 53% superior ao registrado em abril do ano passado e corresponde a um fator de capacidade médio de 22%, o que coloca o Brasil em patamar equivalente ao de países com grande capacidade instalada para a geração dos ventos, como a China (18%) e a Alemanha (19%)", destacou a CCEE.

A adição de 561 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN) foi motivada principalmente pela entrada em operação de usinas do 2º Leilão de Energia de Reserva e de usinas com entrega no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

"Além disso, foi registrado aumento de capacidade em operação comercial de usinas existentes e entrada de novas usinas do 2ºLeilão de Fontes Alternativas e do 12º Leilão de Energia Nova", complementa a entidade.

A região Nordeste já reúne 96 parques eólicos e um total de 2.460 MW em capacidade, ou 74,1% da potência instalada no Brasil. A região Sul tem capacidade instalada de 832 MW (25% do total) e o Sudeste possui uma única usina, com capacidade de 28 MW, sem acréscimo de potência ao longo do período.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia eólicaInfraestruturaUsinas

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo