Economia

Câmara pode votar projeto sobre autonomia do BC nesta semana

Integrante da lista de 15 prioridades legislativas do governo, projeto dispõe sobre requisitos para o exercício dos cargos de diretoria e presidência do BC

Banco Central: Romero Jucá havia dito que iria trabalhar para aprovar projeto concedendo autonomia para à diretoria da instituição financeira (Ueslei Marcelino/Reuters)

Banco Central: Romero Jucá havia dito que iria trabalhar para aprovar projeto concedendo autonomia para à diretoria da instituição financeira (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de abril de 2018 às 17h19.

Brasília - A Câmara pode votar nesta semana projeto que trata da autonomia do Banco Central, incluído na pauta como o segundo item a ser analisado pelos deputados.

Integrante da lista de 15 prioridades legislativas divulgada pelo governo quando desistiu de aprovar a reforma da Previdência no Congresso, o projeto dispõe sobre os requisitos para o exercício dos cargos de diretoria e presidência do Banco Central do Brasil.

A proposta tem parecer da Comissão de Finanças e Tributação da Casa e tem apensado a ela outro projeto, que estabelece mandato para o presidente e para diretores da instituição financeira.

O projeto original, o PLP 200 de 1989, foi apresentado pelo ex-presidente (então senador) Itamar Franco. Mas há outras propostas semelhantes anexadas a essa matéria.

Segundo a Agência Câmara, a matéria enfrenta resistências e necessita que um relator seja indicado em plenário. Ainda de acordo com a agência, entre os pontos que não contam com consenso estão os mandatos do presidente e diretores e a abrangência das atribuições --se incluiriam, além da estabilidade de preços (meta de inflação), a estabilidade financeira.

Uma fonte que acompanha o assunto, no entanto, afirmou que há possibilidade de o deputado Celso Maldaner (MDB-SC) ser indicado para relatar o projeto.

Em fevereiro, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), havia dito que iria trabalhar para aprovar em março no Senado um projeto concedendo a autonomia para à diretoria do Banco Central e fixando como objetivo do BC, além de cumprir a meta de inflação, o crescimento econômico e a geração de empregos.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosBanco Central

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis