Economia

Câmara aprova criação de nova estrutura para a Caixa Econômica Federal

Texto, de autoria do governo, determina a criação da Fundação Caixa

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 19h38.

Tudo sobreCaixa
Saiba mais

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 310 a 116 votos, a criação da Fundação Caixa, nova estrutura do banco estatal responsável por fomentar ações educacionais, culturais e esportivas. O projeto que cria o novo cargo é de autoria do governo federal e relatoria do deputado Luís Tibé (Avante-MG). Outros bancos, como o Banco do Brasil, possuem estruturas semelhantes. O projeto agora segue para o Senado.

“A Fundação CAIXA terá por objetivo fomentar a redução das desigualdades sociais, econômicas e regionais, o desenvolvimento sustentável e adaptável das cidades e biomas, por meio da implementação e do apoio a ações, projetos e políticas públicas que promovam o acesso equitativo e inclusivo às cidades, à educação, à assistência social, à cultura, ao esporte, à ciência, à tecnologia e à inovação”, diz o projeto de autoria do governo.

O texto diz ainda que a Fundação Caixa será mantida com recursos do próprio banco e “em quantidade e valor que viabilizem a sua atuação”.

O texto determina que o novo braço do banco será “uma fundação de direito privado, com autorização legislativa, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, destinada à finalidade de complementar a missão da Caixa".

Mesmo com maioria para aprovação, a medida foi criticada por alguns parlamentares.

— A gente está criando mais uma fundação, que tem natureza de fundo privado, para gastar dinheiro público sem fiscalização, sem controle — disse o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Por sua vez, a deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu o projeto.

— Esta criação da Fundação Caixa faz justiça a este país, porque este país precisa que nós tenhamos uma fundação como a Fundação Caixa, para podermos levar todas as políticas públicas fundamentais à própria sociedade.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, foi indicado pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que também ouviu partidos na Casa ao indicar vice-presidências do banco.

Acompanhe tudo sobre:CaixaBancosGoverno LulaBB – Banco do Brasil

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas