Economia

Calor eleva consumo de energia elétrica em 4,9% em janeiro

Crescimento foi puxado principalmente pelo consumo das residências e do setor de comércio devido ao forte calor no período


	Energia: residências tiveram um aumento no consumo de 7,9 por cento, com grande contribuição da região Sul
 (Paulo Santos/Reuters)

Energia: residências tiveram um aumento no consumo de 7,9 por cento, com grande contribuição da região Sul (Paulo Santos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 13h41.

São Paulo - O consumo de eletricidade no Brasil cresceu 4,9 por cento em janeiro de 2014 sobre um ano antes, puxada principalmente pelo consumo das residências e do setor de comércio devido ao forte calor no período.

O consumo nacional de energia elétrica em janeiro atingiu 40.251 gigawatts-hora (GWh), segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgados nesta sexta-feira.

As residências tiveram um aumento no consumo de 7,9 por cento, com grande contribuição da região Sul, em razão do forte calor que elevou o uso de equipamentos de refrigeração.

Já o setor de comércio e serviços teve crescimento de 7,6 por cento no consumo, impulsionado pela expansão do setor nos últimos meses, com a inauguração de diversos pontos comerciais, e pela ocorrência de temperaturas elevadas Na indústria, o consumo em janeiro teve um leve acréscimo de 0,9 por cento sobre igual mês de 2013.

"A atividade industrial iniciou o ano com o mesmo comportamento de 2013: taxas modestas de crescimento sobre uma base já deprimida, sem indicações sólidas de maior vigor no ritmo de produção", disse a EPE na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

As altas temperaturas também fizeram com que o consumo de energia nas áreas rurais crescesse 10,7 por cento em janeiro, pelo uso de irrigação, principalmente na região Sul.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEletricidade

Mais de Economia

Desemprego no Brasil cai para 6,4% em setembro, segunda menor taxa da história

Conselho do FGTS deve aprovar hoje orçamento de R$ 152 bi para 2025

Câmara aprova isenção de imposto de importação para medicamentos

Haddad confirma envio de PEC sobre revisão de gastos