Economia

Cai o Índice de Confiança de Serviços em fevereiro

ICS teve queda de 3,2% no mês comparado ao mesmo período do ano anterior

A FGV também revisou a queda do índice de janeiro, que teria caído de forma mais intensa: de menos 0,9% para menos 1% (FGV)

A FGV também revisou a queda do índice de janeiro, que teria caído de forma mais intensa: de menos 0,9% para menos 1% (FGV)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 08h45.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 3,2% em fevereiro em relação a igual mês do ano anterior, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi a sétima queda consecutiva do índice, nesta comparação. A FGV também revisou a queda do índice de janeiro, que teria caído de forma mais intensa: de -0,9% para -1%.

A piora do ICS foi influenciada por avaliação menos favorável dos empresários em relação ao momento presente. Na comparação com igual mês do ano anterior, o Índice da Situação Atual - S (ISA-S), um dos dois sub-indicadores do ICS, caiu 8,1% em fevereiro, a maior desde outubro de 2009 (-8,7%) contra queda de 4,2% em janeiro.

Já o Índice de Expectativas - S (IE-S) subiu 0,7% em fevereiro, em comparação com a alta de 1,5% em janeiro. Isso, na prática, revela que as expectativas do setor continuam favoráveis e compatíveis com a gradual recuperação do nível de atividade da economia brasileira neste primeiro semestre.

A insatisfação com a demanda atual derrubou o resultado do índice. Das 2.895 empresas consultadas, a parcela de entrevistadas que avaliam a demanda atual como forte caiu de 25,9% para 20,8% de fevereiro de 2011 para fevereiro de 2012. No mesmo período, subiu de 12,1% para 18,2% a fatia dos que a classificam como fraca.

Mas as expectativas para a demanda futura ainda operam com sinais favoráveis. A proporção de empresas prevendo crescimento da demanda nos próximos meses aumentou de 50,3 % em fevereiro de 2011 para 53,7% em fevereiro de 2012, enquanto a parcela das que esperam queda passou de 4,5% para 4,8% do total. A pesquisa para o ICS ocorreu entre os dias 1 e 28 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Haddad sugere uso responsável do novo consignado, com 'troca de dívida mais cara ou com agiota'

Conselho do FGTS aprova nova faixa do MCMV para famílias com renda de até R$ 12 mil por mês

MT ganha e SP perde: o impacto bilionário da guerra comercial entre EUA e China para os estados

Governo federal pagou R$ 2,5 bi em dívidas de estados e municípios no primeiro trimestre de 2025