EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
Brasília - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou contratação de empréstimo externo de US$ 1,045 bilhão para redução da dívida do estado do Rio de Janeiro com a União e para auxílio a investimentos estruturantes no município nos próximos anos.
O empréstimo do Banco Mundial (Bird) conta com aval do Tesouro Nacional e permitirá amortização de até 20% da dívida estadual. Para o senador Jayme Campos (DEM-MT), os recursos vão permitir "o resgate do título de Cidade Maravilhosa", atribuído à capital carioca.
Os recursos vão ser investidos em saúde, no ensino fundamental e em projetos urbanos especialmente em favelas, segundo destacou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que esteve presente à reunião da CAE. A matéria deverá entrar na pauta do Senado hoje (3) em regime de urgência, conforme aprovado pela comissão.
Foi aprovado também empréstimo externo de 6,2 bilhões de yenes (R$ 126 milhões) para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os recursos vão ser utilizados no Programa Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings. A matéria também deverá ir à pauta do Senado à tarde.
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou que a questão do abastecimento de água em São Paulo é de extrema relevância lembrando que em 2001 o sistema quase entrou em colapso, quando as reservas dos mananciais estavam com apenas 10% de sua capacidade. Ele destacou a necessidade de uma política de preservação na área das represas e reclamou que os investimentos nessas áreas foram abaixo das necessidades nos últimos anos. O empréstimo à Sabesp vai ser concedido pela Japan International Cooperation Agency (Jica).
Leia mais notícias sobre infraestrutura
Siga as últimas notícias de Economia no twitter