Economia

Bruxelas apoiará produtores em caso de acordo com Mercosul

Estrasburgo, França - A Comissão Europeia (CE) defendeu hoje o desbloqueio das negociações para um acordo de associação com o Mercosul e quis tranquilizar aos agricultores e pecuaristas garantindo "medidas de acompanhamento" para os produtos mais atingidos em caso de fechar-se o pacto. "A Comissão Europeia é plenamente consciente de que o tema da agricultura […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2010 às 11h24.

Estrasburgo, França - A Comissão Europeia (CE) defendeu hoje o desbloqueio das negociações para um acordo de associação com o Mercosul e quis tranquilizar aos agricultores e pecuaristas garantindo "medidas de acompanhamento" para os produtos mais atingidos em caso de fechar-se o pacto.

"A Comissão Europeia é plenamente consciente de que o tema da agricultura é muito delicado nestas negociações", explicou o comissário de Comércio europeu, Karel de Gucht, em um comparecimento diante do plenário do Parlamento Europeu (PE).

Um bom número de eurodeputados deixou hoje claro ao comissário seus temores pela situação do acordo, que poderia colocar os agricultores europeus diante da concorrência dos produtores sul-americanos.

Gucht reconheceu que a abertura comercial ao Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) pode ter impacto sobre certos produtos europeus e assegurou que "farão falta medidas de acompanhamento nos setores mais delicados".

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAmérica LatinaDados de BrasilEuropaUnião Europeia

Mais de Economia

Quase nove em cada dez acordos salariais em 2024 tiveram reajustes acima da inflação, mostra Dieese

Número de famílias endividadas cai em dezembro

Precatórios: entenda o que são e como solicitar a antecipação

Investimento direto da China no exterior cresce 10,5% e atinge US$ 140 bilhões em 2024