Economia

Brexit "desordenado" pode afetar economia americana, diz presidente do Fed

Em reunião, líder do Fed alertou sobre exposição dos fundos norte-americanos aos bancos europeus

Jerome Powell: incertezas sobre a transição em matéria de regulação financeira "aumentariam a importância de encontrar soluções para evitar uma crise" (Alex Wong/Getty Images)

Jerome Powell: incertezas sobre a transição em matéria de regulação financeira "aumentariam a importância de encontrar soluções para evitar uma crise" (Alex Wong/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 18h58.

Última atualização em 16 de outubro de 2018 às 19h00.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, se mostrou preocupado nesta terça-feira, 16, com o impacto negativo que um "Brexit desordenado" poderia ter sobre a economia americana.

Em uma reunião da Junta de Estabilidade Financeira (FSOC, na sigla em inglês) em Washington, o líder do Fed alertou que embora os bancos norte-americanos tenham "pouca exposição" às entidades do Reino Unido, a exposição de seus fundos aos bancos europeus era "mais significativa".

Isso sugere que, "no caso de uma desaceleração da economia europeia" após o Brexit, "os bancos (americanos) poderia ser indiretamente afetados", alertou Powell.

Ao enfatizar que as negociações de saída do Reino Unido eram "um processo extremamente complexo", Powell alertou que as "incertezas" sobre a transição em matéria de regulação financeira "aumentariam a importância de encontrar soluções eficientes para evitar uma crise de estabilidade financeira".

O encontro do organismo criado depois da crise de 2008 que reúne todas as autoridades de regulamentação financeira dos Estados Unidos, o subsecretário do Tesouro encarregado das relações internacionais, David Malpass, também se mostrou preocupado com um impacto negativo do Brexit nos mercados financeiros.

"Queremos estar seguros de que o contágio em caso de um Brexit 'duro' possa ser controlado para manter a estabilidade financeira", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBrexitEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJerome PowellReino Unido

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana