Economia

Brent sobe com conflitos no Iraque e na Líbia

Militantes do Estado Islâmico colocaram fogo em campos de petróleo para barrar o avanço de milícia xiitas e soldados iraquianos


	Refinaria de petróleo no Iraque: As preocupações a respeito da oferta de petróleo no Oriente Médio ajudaram a ampliar o prêmio do Brent sobre o petróleo norte-americano
 (Stan Honda/AFP)

Refinaria de petróleo no Iraque: As preocupações a respeito da oferta de petróleo no Oriente Médio ajudaram a ampliar o prêmio do Brent sobre o petróleo norte-americano (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2015 às 09h54.

Londres - O petróleo Brent subiu para mais de 61 dólares por barril nesta sexta-feira com os conflitos na Líbia e no Iraque aumentando as preocupações quanto à oferta, enquanto operadores mantêm também as atenções voltadas para as negociações sobre o programa nuclear do Irã, que podem eventualmente aumentar a disponibilidade da commodity no mercado global.

Os confrontos se intensificaram no nordeste do Iraque, onde militantes do Estado Islâmico colocaram fogo em campos de petróleo para barrar o avanço de milícia xiitas e soldados iraquianos.

Na Líbia, a deterioração das condições de segurança levou ao fechamento de 11 campos.

O petróleo Brent subia 0,61 dólar às 9h07 (horário de Brasília), a 61,09 dólares por abrri. O petróleo nos EUA avançava 0,18 dólar, a 50,94 dólares por barril.

As preocupações a respeito da oferta de petróleo no Oriente Médio ajudaram a ampliar o prêmio do Brent sobre o petróleo norte-americano em quase 1 dólar, para cerca de 10 dólares por barril na quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁsiaEnergiaIrã - PaísLíbiaPetróleo

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'