Economia

Brasileiro está mais otimista com economia, diz Datafolha

Segundo pesquisa, os brasileiros estão confiantes em relação a temas como desemprego e inflação

Notas de cinquenta reais (Marcello Casal/ABr)

Notas de cinquenta reais (Marcello Casal/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2014 às 09h24.

São Paulo - Os eleitores estão mais otimistas em relação ao <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/desemprego">desemprego</a></strong> e a <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/inflacao">inflação</a></strong>, segundo pesquisa feita pelo <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/datafolha">Datafolha</a></strong> e publicada pelo <a href="http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1508449-otimismo-com-economia-volta-a-crescer.shtml" target="_blank">jornal Folha de S. Paulo</a>. </p>

O Índice Datafolha de Confiança (IDC) chegou a 125 pontos, 16 pontos acima da última pesquisa em julho. O IDC leva em conta vários indicadores macroeconômicos.

Sobre a inflação, 52% acreditavam em um aumento dos preços na pesquisa feita há duas semanas. O resultado dessa vez foi de 48%. Além disso, 16% disseram esperar que a inflação melhore nos próximos meses, ante 8% do levantamento de julho.

Em relação ao desemprego, apenas 36% dizem que acreditam em uma piora; em julho eram 42%. Sobre a segurança no trabalho, 69% disseram não ver risco de demissão. Sobre a situação econômica, o otimismo aumentou de 25% para 35%. 

Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 27 e 28 de agosto e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaInflação

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026