Notas de cinquenta reais (Marcello Casal/ABr)
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2014 às 09h24.
São Paulo - Os eleitores estão mais otimistas em relação ao <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/desemprego">desemprego</a></strong> e a <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/inflacao">inflação</a></strong>, segundo pesquisa feita pelo <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/datafolha">Datafolha</a></strong> e publicada pelo <a href="http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1508449-otimismo-com-economia-volta-a-crescer.shtml" target="_blank">jornal Folha de S. Paulo</a>. </p>
O Índice Datafolha de Confiança (IDC) chegou a 125 pontos, 16 pontos acima da última pesquisa em julho. O IDC leva em conta vários indicadores macroeconômicos.
Sobre a inflação, 52% acreditavam em um aumento dos preços na pesquisa feita há duas semanas. O resultado dessa vez foi de 48%. Além disso, 16% disseram esperar que a inflação melhore nos próximos meses, ante 8% do levantamento de julho.
Em relação ao desemprego, apenas 36% dizem que acreditam em uma piora; em julho eram 42%. Sobre a segurança no trabalho, 69% disseram não ver risco de demissão. Sobre a situação econômica, o otimismo aumentou de 25% para 35%.
Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 27 e 28 de agosto e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.