Economia

Brasil tem superávit primário recorde para novembro

BRASÍLIA (Reuters) - O país registrou em novembro o melhor resultado primário para o mês desde o início da série, em 2001, beneficiado por uma recuperação das receitas, mostraram dados do Banco Central nesta quarta-feira.   O setor público consolidado brasileiro registrou superávit primário de 12,7 bilhões de reais em novembro. Em novembro de 2008, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2009 às 10h24.

BRASÍLIA (Reuters) - O país registrou em novembro o melhor resultado primário para o mês desde o início da série, em 2001, beneficiado por uma recuperação das receitas, mostraram dados do Banco Central nesta quarta-feira.

O setor público consolidado brasileiro registrou superávit primário de 12,7 bilhões de reais em novembro. Em novembro de 2008, o resultado primário havia sido deficitário em 1,121 bilhão de reais. Analistas esperavam para novembro deste ano um saldo positivo de 12,5 bilhões de reais.

O vencimento de juros no mês passado foi de 15,125 bilhões de reais e, com isso, o país teve déficit nominal de 2,414 bilhões de reais.

Em 12 meses encerrados em novembro, o superávit primário foi equivalente a 1,41 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante 0,97 por cento do PIB em 12 meses até outubro.

A meta para 2009 é equivalente a 2,5 por cento do PIB, saldo que pode cair a até 1,56 por cento do PIB se o governo conseguir abater das contas a totalidade dos gastos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o ano.

O BC informou ainda que a dívida líquida total do setor público ficou em 43 por cento do PIB em novembro, frente a 43,4 por cento do PIB no mês anterior.

"O superávit observado no mês e a variação do PIB valorizado pelo IGP-DI foram os principais fatores que contribuíram para essa queda", afirmou o BC em nota.

(Reportagem de Isabel Versiani)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Salário mínimo: Haddad confirma nova regra de reajuste e diz que piso continuará acima da inflação

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha R$ 5 mil e tributação para renda superior a R$ 50 mil

Banco Central russo para de comprar moedas estrangeiras para frear desvalorização do rublo

CCJ conclui audiências sobre reforma tributária, mas votação do parecer ainda não tem data