Economia

Brasil tem 2º maior juro real do mundo após alta da Selic; veja ranking

O Banco Central (BC) subiu a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) para 10,75% ao ano, primeira alta após um ciclo de sete cortes seguidos

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 19h05.

Tudo sobreJuros
Saiba mais

O Brasil se manteve como o país com o segundo maior juro real do mundo após alta da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom), segundo levantamento compilado pelo economista Jason Vieira da consultoria MoneYou.

O Banco Central (BC) subiu a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) para 10,75% ao ano, primeira alta após um ciclo de sete cortes seguidos, que começou em agosto de 2023 e terminou em maio de 2024. 

Com esse aumento, a taxa de juros real brasileira subiu para 7,33%, atrás apenas da Rússia, que encabeça o ranking, com taxa de 9,05%. O ranking considera as taxas de 40 países. Na terceira posição, está a Turquia, com juros reais de 5,47%, seguida do México, com 5,45%, e Indonésia, com 4,37%.

O juro real é formado, entre outros pontos, pela taxa de juros nominal do país subtraída a inflação prevista para os próximos 12 meses.

A Argentina tem o menor juro real entre os países do ranking, com -33,92%, por enfrentar um quadro de inflação e juros altos. Segundo levantamento, a situação do país ficou levemente acima das expectativas, ainda assim, o ciclo continua a melhorar no atual contexto, enquanto os dados turcos mantêm o cenário de piora em termos de juros e inflação.

Entre os 40 países, 45% mantiveram a taxa de juros, 2,50% elevaram e 52,50% cortaram. Jason Vieira afirma, em nota, que o movimento global de políticas de aperto monetário perdeu força — e mais países cortaram do que elevaram a taxa.

Juros nominal

Considerando os juros nominais (sem descontar a inflação), a taxa brasileira caiu para a 6ª posição. Veja abaixo:

Juro real e nominal: qual é a diferença?

  • O juro nominal, definido pela Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A taxa Selic, taxa de referência de juro nominal no Brasil, está hoje em 13,75%;
  • E o juro real, que incorpora o "custo" da inflação no rendimento e varia a depender dessa projeção.
Acompanhe tudo sobre:SelicJuros

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado