Economia

Brasil será um dos grandes exportadores de petróleo até 2023

Em julho passado, a produção de petróleo do Brasil atingiu 2,267 milhões de barris diários, de acordo com a ANP


	Chaminé em plataforma de Petróleo da Petrobras: produção nacional de petróleo deverá subir para 5 milhões de barris por dia (bpd)
 (Sérgio Moraes/Reuters)

Chaminé em plataforma de Petróleo da Petrobras: produção nacional de petróleo deverá subir para 5 milhões de barris por dia (bpd) (Sérgio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 14h01.

Rio de Janeiro - O novo Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), com projeções para 2023, estima que, na próxima década, o Brasil entrará no rol dos grandes exportadores mundiais de petróleo. A produção nacional de petróleo deverá subir para 5 milhões de barris por dia (bpd), dos quais dois terços corresponderão ao pré-sal.

Em julho passado, a produção de petróleo do Brasil atingiu 2,267 milhões de barris diários, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O PDE foi divulgado hoje (10) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia,

Como a demanda decenal é projetada em 3,5 milhões de bpd no final do período, o excedente gerado de 1,5 milhão de bpd será direcionado para a exportação, segundo os técnicos da EPE. O estudo ficará em consulta pública no ministério até o dia 5 de outubro próximo.

Com base nas atividades de exploração e produção de petróleo previstas para os próximos dez anos, a EPE estimou que haverá a criação de 75 mil empregos diretos no pico das atividades, em 2015; geração de 100 mil empregos indiretos, englobando outras atividades da cadeia produtiva do petróleo; e arrecadação para estados e municípios de cerca de R$ 259 bilhões na década.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoComércio exteriorEnergiaExportaçõesANP

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE