Economia

Brasil promoverá integração empresarial dentro da OEA

Brasil promoverá dentro da Organização dos Estados Americanos processo de integração das micro, pequenas e médias empresas com similares de outros países


	O ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos: "queremos ir um pouco (além) do Mercosul", afirmou
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos: "queremos ir um pouco (além) do Mercosul", afirmou (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 13h01.

São Paulo - O Brasil promoverá dentro da Organização dos Estados Americanos (OEA) o processo de integração das micro, pequenas e médias empresas com similares de outros países em um encontro em novembro próximo, informou nesta sexta-feira em São Paulo o ministro da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos.

"Queremos ir um pouco (além) do Mercosul, porque a globalização não chegou aos pequenos do mundo", afirmou o ministro durante o quarto café da manhã promovido pela Agência Efe e patrocinado pela empresa espanhola Indra.

Afif Domingos, filiado ao PSD, assinalou que a reunião será realizada em Brasília nos dias 11 e 12 de novembro e acrescentou que para o país é "muito importante" receber esse encontro com líderes do setor e representantes da OEA, no qual se abordará a situação atual das pequenas e médias empresas, "um assunto pouco discutido".

O Brasil, segundo o ministro, "defenderá a simplificação do processo alfandegário para as pequenas e médias empresas e promoverá acordos bilaterais nos quais se defina o porte das empresas, o que permitirá uma logística adequada para que as companhias se beneficiem das isenções entre países".

Nesse sentido, Afif Domingos, que também é vice-governador do estado de São Paulo, deu como exemplo que uma pequena empresa do interior da Espanha possa buscar uma similar brasileira "para fazer uma associação e transferir tecnologia, porque não se trata só investir".

"O futuro do emprego está nas pequenas e médias empresas e o mundo tem que descobrir isso. Vamos começar por América do Sul, Caribe, Portugal, Espanha e África", ressaltou Afif Domingos, que esteve acompanhado no fórum pelo deputado federal Guilherme Campos, do mesmo PSD.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPequenas empresasEmpresas privadasOEA

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE