Economia

País precisa de transparência para manter liderança

Brasília - Para que o Brasil sustente uma posição de liderança no cenário internacional, é preciso investir em transparência, ética e prestação de contas dos órgãos governamentais, segundo o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. Na abertura da Conferência Mundial sobre Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, hoje (4), em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Para que o Brasil sustente uma posição de liderança no cenário internacional, é preciso investir em transparência, ética e prestação de contas dos órgãos governamentais, segundo o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage.

Na abertura da Conferência Mundial sobre Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, hoje (4), em Brasília, o ministro destacou ações dos Três Poderes nesse sentido.

“Recentemente foi aprovado na Câmara um projeto que prevê acesso a lista de documentos secretos de órgãos públicos, além do Ficha Limpa que deve melhorar nossos padrões de moralidade. Já no Judiciário, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é referência por conta da informatização plena dos processos”, disse.

Com a presença de magistrados e pesquisadores do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e da Costa Rica, a conferência serve para que os participantes conheçam modelos de modernização judiciária aplicados em outros países e avaliem a possibilidade de levá-los para suas realidades. "Não precisamos mais pensar em vetor de conhecimento que venha do (Hemisfério) Norte, mas no conhecimento Sul- Sul e, eventualmente na troca Sul-Norte", disse o vice-presidente do Banco Mundial, Otaviano Canuto.

Na abertura do encontro, ocorreu também a entrega do Prêmio Innovare, que reconhece iniciativas que modernizem e agilizem o Judiciário. Em sete edições, é a primeira vez que concorrem outros países, além do Brasil. O projeto vencedor foi o Modelo de Gestão do Despacho Judicial Penal de La Vega, da República Dominicana.

Leia mais de Brasil

Siga as últimas notícias de Economia no twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGestão públicaGoverno

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs