Economia

Brasil fez "lição de casa", diz Tombini

De acordo com ele, os problemas econômicos têm afetado os países que sofreram com a crise em 2008 e que adotaram políticas econômicas que não surtiram os efeitos esperados

Na operação, tanto o BC, presidido por Alexandre Tombini, quanto os bancos tiveram de abrir mão de alguma coisa (Wikimedia Commons)

Na operação, tanto o BC, presidido por Alexandre Tombini, quanto os bancos tiveram de abrir mão de alguma coisa (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 22h16.

São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje que o Brasil está preparado para responder aos desequilíbrios da economia global. De acordo com ele, os problemas econômicos têm afetado os países que sofreram com a crise em 2008 e que adotaram políticas econômicas que não surtiram os efeitos esperados, principalmente nos EUA e na União Europeia.

Segundo ele, o Brasil fez sua "lição de casa" e o BC junto com o governo se esforçou e vai cumprir a meta de inflação em 2012, de 4,5%. Lembrou ainda que o BC elevou o nível de liquidez em moeda estrangeira e adotou medidas para garantir a volta do equilíbrio financeiro. No entanto, disse a autoridade monetária, que é importante manter a rigidez fiscal. "Temos chance de mostrar, nos próximos anos, que o Brasil tem condições de responder ao desequilíbrio global".

O presidente do BC fez essas afirmações em rápido discurso que pronunciou na abertura da cerimônia de premiação das Melhores da Dinheiro 2011, promovido pela revista IstoÉ Dinheiro da Editora Três.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralCrise econômicaEconomistasMercado financeiroPersonalidades

Mais de Economia

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China

Brasileiros já gastaram R$ 68 bi em jogos on-line, e 1,3 milhão estão inadimplentes

Volta do horário de verão pode aumentar faturamento de bares e restaurantes em 15%, diz associação

Receita Federal abre programa para regularização de bens no Brasil e no exterior