Economia

Brasil exportará 50 milhões de toneladas de soja em 2003

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que as exportações de soja chegarão a 50 milhões de toneladas - recorde nacional e volume maior que o exportado pelos Estados Unidos. A informação, divulgada pela Agência Brasil, foi dada pelo ministro durante a abertura do congresso da Associação Internacional de Esmagadores Oleaginosos. Rodrigues afirmou que com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h29.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que as exportações de soja chegarão a 50 milhões de toneladas - recorde nacional e volume maior que o exportado pelos Estados Unidos. A informação, divulgada pela Agência Brasil, foi dada pelo ministro durante a abertura do congresso da Associação Internacional de Esmagadores Oleaginosos.

Rodrigues afirmou que com o crescimento do plantio de soja está ocorrendo um movimento de vinda de investidores estrangeiros para o Brasil com o objetivo de produzir.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE em fevereiro deste ano, a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas poderá alcançar 110,922 milhões de toneladas, superando em 14,21% a produção obtida em 2002, que foi de 97,122 milhões de toneladas.

Todas as grandes regiões produtoras apresentam previsão de crescimento da produção. Em relação ao ano anterior, o aumento previsto é da ordem de 3,47% na região Norte, 40,04% na região Nordeste, 3,41% na região Sudeste, 9,97% na região Centro-Oeste e 17,53% na região Sul. Estas regiões respondem, respectivamente, por 2,04%, 8,13%, 13,20%, 31,07% e 45,56% da produção total do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil