Economia

Brasil anuncia exportações agrícolas para Índia

O ministro da agricultura também deu um passo importante para a liberação da exportação brasileira de carne suína para a Índia, que depende apenas de ajustes


	Exportações: em março de 2017, Blairo deve voltar à Índia a convite da ministra Badal para participar Feira Mundial de Alimentos Processados
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Exportações: em março de 2017, Blairo deve voltar à Índia a convite da ministra Badal para participar Feira Mundial de Alimentos Processados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2016 às 14h31.

São Paulo - O Brasil deve começar a exportar maçãs, ovos e pintos de um dia para a Índia, informou nesta quarta-feira o Ministério da Agricultura brasileiro, após encontro do ministro Blairo Maggi com autoridades em Nova Délhi que discutiu também investimentos da empresa de alimentos BRF no país asiático.

Segundo nota do ministério, em encontro com seu colega indiano Radha Mohan Singh, Maggi também deu um passo importante para a liberação da exportação brasileira de carne suína para a Índia, "que agora depende apenas de ajustes finais".

Em reunião de Maggi e da missão que o acompanha na Índia com a ministra indiana da Indústria de Alimentos Processados, Harsimrat Kaur Badal, "representantes da BRF anunciaram que estudam investimentos numa planta para processamento de carne de frango na Índia", disse o ministério em comunicado.

Procurada, a assessoria de imprensa da BRF, maior exportadora global de carne de frango, disse que vai verificar a informação e responderá o sobre o assunto o quanto antes.

O governo brasileiro informou ainda que ficou acertado que os ministérios da Agricultura do Brasil e da Índia vão criar um grupo de trabalho para elencar as suas prioridades no comércio do agronegócio.

"Os países membros do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) precisam se entender cada vez mais, a fim de priorizar o comércio de alimentos. A comida é uma garantia de paz para nossos países", disse Maggi, acrescentando que o Brics deveria ter preferência para entrada nos países do bloco.

Já o ministro indiano disse, segundo a nota, que seu país quer exportar para o Brasil cebola, uvas, arroz, milho, soja e óleo de rícino. Blairo prometeu priorizar o pedido do colega, ainda que o Brasil também seja o maior exportador global de soja e o segundo de milho.

Em março de 2017, Blairo deve voltar à Índia a convite da ministra Badal para participar Feira Mundial de Alimentos Processados. Ela também pediu que o ministro leve uma missão de empresários brasileiros.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorExportaçõesÍndia

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'