Economia

Bradesco projeta contração do PIB a 2% neste ano

A estimativa do banco para o primeiro trimestre é de que o PIB irá recuar 0,5 por cento sobre o período imediatamente anterior


	Bradesco: estimativa do banco para o primeiro trimestre é de que o PIB irá recuar 0,5 por cento
 (Bloomberg/Adriano Machado)

Bradesco: estimativa do banco para o primeiro trimestre é de que o PIB irá recuar 0,5 por cento (Bloomberg/Adriano Machado)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 10h20.

São Paulo - O Bradesco projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá contração de 2,0 por cento neste ano, diante da piora do mercado de trabalho e da confiança, de acordo com relatóro divulgado nesta quarta-feira.

A estimativa do banco para o primeiro trimestre é de que o PIB irá recuar 0,5 por cento sobre o período imediatamente anterior, conforme apontado em nota assinada pelo diretor de pesquisas e estudos econômicos, Octavio de Barros.

"Entendemos que, se nossa projeção para o primeiro trimestre se confirmar, as expectativas devem convergir rapidamente para uma contração do PIB de 2,0 por cento em 2015. Isso se deve à piora, na margem, dos indicadores antecedentes e coincidentes do PIB, divulgados recentemente", segundo a nota.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga na sexta-feira os dados sobre a atividade econômica brasileira no primeiro trimestre. Pesquisa da Reuters junto a economistas aponta expectativa de recuo de 0,5 por cento sobre o quarto trimestre.

A projeção do Bradesco para este ano é pior do que a de especialistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central, cuja estimativa mais recente aponta para contração de 1,24 por cento do PIB neste ano.

Qualquer resultado negativo representaria a primeira contração desde 2009 e tanto a projeção do Bradesco quanto a do Focus seria o pior resultado para a economia brasileira em 25 anos.

Acompanhe tudo sobre:BancosBradescoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatísticasIBGEIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

IPCA-15 de fevereiro acelera e vai a 1,23%; prévia da inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,96%

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro