Economia

BPC e reforma da previdência rural não terão apoio, diz líder do PSD

Depois de se reunir com Paulo Guedes, o deputado André de Paula afirmou que o BPC e a aposentadoria rural são pontos de consenso no partido

O secretário especial da Previdência e Trabalho afirmou que o governo defenderá o projeto na forma como foi apresentado (facebook/Reprodução)

O secretário especial da Previdência e Trabalho afirmou que o governo defenderá o projeto na forma como foi apresentado (facebook/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de abril de 2019 às 14h48.

Última atualização em 2 de abril de 2019 às 15h18.

Brasília — O líder do PSD na Câmara, deputado federal André de Paula (PE), afirmou nesta terça-feira, 2, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que as questões ligadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e à aposentadoria rural são "ponto pacificado no partido". Segundo ele, nestes dois casos, a sigla não apoiará as mudanças propostas no projeto de reforma da Previdência.

No encontro desta quarta, segundo o deputado, não foram tratados especificamente de mudanças no texto da Previdência. Para ele, o processo da reforma "caminha bem" e o presidente da República, Jair Bolsonaro, "melhorou muito" e "faz o que é preciso".

O deputado também qualificou como "positivo" o encontro com Guedes e disse que o ministro cumpre seu "papel fundamental" ao se encontrar com deputados. "Guedes faz seu papel e ouve os parlamentares", disse André de Paula.

O líder do PSD também confirmou que o governo continuará a defender os pontos apresentados no projeto de reforma, pelo menos neste momento. "Na CCJ, vamos tratar apenas de constitucionalidade", lembrou o deputado. Nesta quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve receber o ministro Paulo Guedes.

Apoio

Também presente ao encontro com Guedes, o deputado federal Júlio César de Carvalho Lima (PSD-PI), afirmou que o ministro pediu o apoio da bancada do partido. Segundo ele, a bancada saiu do encontro convencida da necessidade da reforma, "mas obviamente com essas exclusões" - acrescentou, em referência ao BPC e à aposentadoria rural.

"Pelo documento encaminhado (pelas lideranças, solicitando a exclusão dos dois pontos na proposta), acho que está fora", disse o deputado. "Guedes não falou textualmente que vai tirar. Ele ficou em silêncio. Mas parece ter concordado", afirmou.

Nesta terça, também após reunião com Guedes e parlamentares, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que o governo defenderá o projeto na forma como foi apresentado, mas ponderou que, se a maioria no Congresso defender, o BPC e a aposentadoria rural serão suprimidos da proposta.

Acompanhe tudo sobre:Paulo GuedesPSD – Partido Social DemocráticoReforma da Previdência

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs