Economia

Bolsonaro: redução de imposto para videogames será publicada nesta terça

Segundo publicação de Bolsonaro no Twitter, o IPI de consoles e "máquinas de jogos" será reduzido de 40% para 30%

Videogames: IPI de máquinas de videogame tipo arcade, que possuem uma tela incorporada, e os portáteis terão imposto reduzido de 16% para 6% (Westend61/Getty Images)

Videogames: IPI de máquinas de videogame tipo arcade, que possuem uma tela incorporada, e os portáteis terão imposto reduzido de 16% para 6% (Westend61/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 26 de outubro de 2020 às 18h09.

Última atualização em 26 de outubro de 2020 às 18h14.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira que deve publicar na terça-feira decreto sobre redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) que incide sobre consoles de videogames, acessórios e jogos.

Segundo publicação de Bolsonaro no Twitter, o IPI de consoles e "máquinas de jogos" será reduzido de 40% para 30%. Enquanto isso, a alíquota do tributo que incide sobre acessórios será cortada de 32% para 22%.

    Bolsonaro afirmou ainda que o IPI de máquinas de videogame tipo arcade, que possuem uma tela incorporada, e os portáteis terão imposto reduzido de 16% para 6%.

    Em agosto de 2019, o governo reduziu o imposto sobre produtos industrializados (IPI) em consoles e máquinas de jogos de vídeo de 50% para 40%.

    Para Marcelo Tavares, organizador da BGS, a maior feira do setor da América Latina, qualquer redução na carga tributária é bem-vinda, mas o peso dos impostos continuará sendo elevado. Além dos tributos federais, há incidência de ICMS, PIS e Cofins.

    "Essa nova redução será um segundo passo importante, mas é preciso mirar o terceiro passo", disse Tavares, em referência a uma proposta de emenda à Constituição, que pode ser votada no Senado, que prevê a imunidade tributária a consoles e jogos de videogames produzidos no país.

    O videogame está entre as principais indústrias do entretenimento. Segundo a consultoria NewZoo, o setor deve movimentar neste ano 159,3 bilhões de dólares. O Brasil ocupa a 13ª posição no ranking de receitas geradas pelo setor.

    Segundo Tavares, a redução no imposto será benéfica para os jogadores, que pagam valor alto pelos consoles no país. O PlayStation 5, que chegará às lojas neste ano, custa 4.499 reais. Nos Estados Unidos, sai por 499 dólares (cerca de 2.700 reais).

    *Essa matéria está sendo atualizada. 

    Acompanhe tudo sobre:Consoles para jogosGamesGoverno BolsonaroImpostosJair BolsonaroJogos

    Mais de Economia

    ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

    Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

    Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

    Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs