Economia

Boa Vista: pedidos de falência sobem 21,6% em outubro

No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,8% sobre o mesmo período do ano passado. Já na comparação com outubro de 2011, os pedidos cresceram 19,7% neste ano


	Para a Boa Vista, a desaceleração da economia tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, contribuído para a elevação os pedidos de falência
 (Foto/Divulgação)

Para a Boa Vista, a desaceleração da economia tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, contribuído para a elevação os pedidos de falência (Foto/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 13h42.

São Paulo - O número de pedidos de falência no País subiu 21,6% em outubro ante setembro, de acordo com a Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,8% sobre o mesmo período do ano passado. Já na comparação com outubro de 2011, os pedidos de falência cresceram 19,7% neste ano.

Para a Boa Vista, a desaceleração da economia "tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, prejudicando o desempenho financeiro e contribuído para a elevação os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012". A expectativa, por outro lado, é de que a retomada da economia ainda neste ano ajude a melhorar o cenário. A redução das taxas de juros, bem como a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia "ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para aliviar a pressão sobre a geração de caixa das empresas".

O número de falências decretadas caiu 2,3% em outubro ante setembro. Nos dez primeiros meses do ano ante mesmo período de 2011, as falências decretadas subiram 9,2%, enquanto na comparação entre outubro de 2012 e outubro de 2011 o número cresceu 43,3%.

No caso dos pedidos de recuperação judicial, os números caíram 43,2% em outubro sobre setembro. Nas demais análises sobre recuperação judicial, contudo, os pedidos cresceram: 65,8% no acumulado do ano até outubro e 63,6% em outubro ante outubro de 2011.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBoa Vista SCPCDados de Brasileconomia-brasileiraEmpresasFalências

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'