Economia

BNDES terá que assumir mais riscos para ser catalisador, diz Colnago

Ministério do Planejamento ressaltou que, no cenário de juros baixos, o banco terá um papel fundamental no desenvolvimento de empresas

Esteves Colnago: "O mercado de capitais precisa de reformas que garantam sustentabilidade das contas públicas" (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Esteves Colnago: "O mercado de capitais precisa de reformas que garantam sustentabilidade das contas públicas" (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de junho de 2018 às 16h45.

Brasília - O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá de assumir mais riscos para promover o mercado de capitais brasileiro.

Em evento promovido nesta segunda-feira, 11, pelo BNDES e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Colnago ressaltou que, no cenário de juros baixos, o banco terá um papel fundamental no desenvolvimento de empresas. "O BNDES terá que assumir mais riscos e terá que ser promotor e catalisador do mercado de capitais", afirmou.

Colnago reforçou a necessidade de reforçar as contas públicas e de fazer as reformas necessárias para isso. "Se reforçarmos as medidas necessárias para que continuemos com inflação baixa e taxa de juros baixa, podemos ter uma revolução no mercado de capitais. Não sabemos o potencial que esse mercado pode alcançar", acrescentou.

O ministro ponderou que o mercado privado tem se mostrado consistente, com superávits comerciais e forte entrada de investimento direto, mas, pelo lado fiscal, mesmo com a recomposição das receitas, a solvência de médio e longo prazo depende do cumprimento do teto dos gastos e da adoção de reformas "em breve". "O mercado de capitais precisa de reformas que garantam sustentabilidade das contas públicas", completou.

Acompanhe tudo sobre:BNDESMinistério do Planejamento

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis