Economia

BNDES diz que vai responder acusações do MPF

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje (11), por meio da assessoria de imprensa, que está avaliando as acusações feitas pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul e irá se posicionar sobre o assunto no momento oportuno. O MPF está questionando os critérios do banco […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje (11), por meio da assessoria de imprensa, que está avaliando as acusações feitas pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul e irá se posicionar sobre o assunto no momento oportuno.

O MPF está questionando os critérios do banco para a concessão de financiamentos às empresas Cosan/Shell e Bunge, cujas usinas Nova América e Monteverde, respectivamente, estariam adquirindo matéria-prima cultivada em terras indígenas naquele estado.

Os procuradores do MPF informaram que embora seja proibido pela Constituição Federal, o plantio de cana para uso comercial em áreas indígenas é comumente feito em Mato Grosso do Sul.

Segundo o MPF, o BNDES não poderia financiar empresas que compram cana produzida de forma ilegal. Considera que, agindo desse modo, o banco estaria contribuindo para incentivar conflitos por terra e violações aos direitos indígenas no estado.

Acompanhe tudo sobre:FinançasBNDESEmpréstimossetor-financeiro

Mais de Economia

Haddad diz que isenção do IR deve ir a plenário após reunião de líderes da Câmara e Fazenda

Carne e arroz estão mais baratos, mas até quando vai a queda do preço dos alimentos?

Brasil cria 129,8 mil empregos formais em julho; queda de 32% em relação ao mesmo mês de 2024

‘Vai machucar um pouco’, mas Brasil tem condições para enfrentar tarifaço, diz Haddad