Economia

BNDES dá sinais de que poderá socorrer Lupatech

O banco confirmou que está conversando com executivos da empresa sobre "alternativas de mercado" para fortalecer a estrutura de capital da companhia

Peças produzidas pela Lupatech: empresa é focada no mercado de petróleo e gás (ENEIDA SERRANO)

Peças produzidas pela Lupatech: empresa é focada no mercado de petróleo e gás (ENEIDA SERRANO)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 19h20.

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu hoje um sinal claro de que pretende ajudar a salvar a Lupatech das dificuldades financeiras que estão provocando a desconfiança do mercado em relação à sua solvência. O banco confirmou que está conversando com executivos da empresa sobre "alternativas de mercado" para fortalecer a estrutura de capital da companhia como forma de dar continuidade ao seu plano de investimentos.

Os técnicos do BNDES evitaram comentar o assunto, mas as alternativas de mercado mencionadas pela assessoria de imprensa do banco podem ser entendidas como o aval do banco para a venda de ativos e a atração de novos investidores para capitalizar a empresa. Ao lado da Petros, o BNDES é um dos principais sócios da Lupatech.

O BNDES detém 11,4% do capital da Lupatech e também tem uma grande exposição à empresa como credor. Um calote prejudicaria o banco, que emprestou aproximadamente R$ 380 milhões para a companhia nos últimos anos por meio de concessão de crédito e aquisição de debêntures.O apoio do BNDES aos executivos da Lupatech em meio à crise indica a manutenção da confiança do banco na empresa, vista pelo governo como uma das companhias brasileiras de equipamentos com maior capacidade de se beneficiar do crescimento da cadeia industrial de óleo e gás.

Acompanhe tudo sobre:BNDESEmpresasEquipamentos e peçasFaturamentoLupatechMáquinas e peças

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs