Economia

BNDES aprova linha de R$ 1 bi financiar Estados

O objetivo é permitir a criação de uma linha para que estados e municípios financiem contrapartidas de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC


	Luciano Coutinho, presidente do BNDES
 (Sergio Moraes/Reuters)

Luciano Coutinho, presidente do BNDES (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira a aprovação de uma operação de abertura de crédito no valor de R$ 1 bilhão em favor do Banco do Brasil (BB). O objetivo é permitir a criação de uma linha para que estados, municípios e o Distrito Federal financiem contrapartidas de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e de projetos de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

A iniciativa permitirá a ampliação das oportunidades de crédito no âmbito do Programa de Apoio ao Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (BNDES ProPAC). Segundo o BNDES, a Caixa Econômica Federal já opera, desde 2010, linha de crédito, com a mesma finalidade, utilizando recursos do referido programa.

A taxa de juros para os beneficiários finais da linha de crédito anunciada nesta segunda-feira com o BB será composta de TJLP (taxa de juros de longo prazo, atualmente em 5% ao ano) acrescida de 2% ao ano. O prazo total de financiamento é de dez anos, sendo oito anos de amortização e dois anos de carência e utilização.

Acompanhe tudo sobre:BNDESeconomia-brasileiraHabitação no BrasilMinha Casa Minha Vida

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad