Economia

Após blecaute, Itaipu volta a operar normalmente

Empresa diz que ainda não sabe o que causou o apagão iniciado na noite de terça no Sul e Sudeste

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2009 às 07h15.

*A Itaipu Binacional informou que voltou a operar em condições de normalidade na manhã desta quarta-feira, a partir das 6h. De acordo com a empresa, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: nove de 60 hertz (Hz) e nove de 50 Hz.

Em nota, a hidrelétrica afirma que a produção total é de 10.450 megawatts (MW). Desses, 9.800 MW são destinados a atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW a atender o Paraguai.

A totalidade da produção das máquinas de 60 hz - de 5.300 MW - abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai.

Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra, de 50 Hz, em parada para atender possíveis emergências.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A empresa reafirma que ainda não tem informações sobre o que teria causado o blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas descarta que tenha tido origem na hidrelétrica.

*Com informações da Agência Brasil

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Banco Central da Rússia aumenta taxa de juros para 21%, nível mais elevado desde 2003

Reforma da Previdência: o que pode mudar na aposentadoria de servidores se Congresso unificar regras

Os argumentos de Haddad e Tebet para convencer Lula da necessidade de cortar gastos

Moody's: Argentina levará tempo para atingir “grau de investimento"