Economia

BHP minimiza chances de recuperação em preços do ferro

O minério de ferro tem visto uma queda quase ininterrupta desde meados de julho, perdendo quase 20% do seu valor


	BHP Billiton: introdução de milhões de toneladas no mercado está jogando os preços para baixo
 (Ian Waldie/Getty Images)

BHP Billiton: introdução de milhões de toneladas no mercado está jogando os preços para baixo (Ian Waldie/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2014 às 08h14.

Sydney - A mineradora global BHP Billiton minimizou nesta quinta-feira a chance de uma recuperação nos preços do minério de ferro, dizendo que as recentes quedas refletem a realidade da oferta e demanda no mercado.

O minério de ferro tem visto uma queda quase ininterrupta desde meados de julho, perdendo quase 20 por cento do seu valor. "Tudo está indo na direção que seria de se esperar com base em mercados racionais", disse Mike Henry, presidente de marketing e tecnologia da BHP, terceira maior do mundo em minério de ferro, durante uma coletiva de imprensa.

Henry disse que a introdução de milhões de toneladas adicionais no mercado de minério de ferro por concorrentes de baixo custo, como a BHP, está jogando os preços para baixo. "À medida que isso acontece e a produção faz um trabalho melhor para atender a demanda, estamos vendo os preços voltarem para níveis mais normais", continuou.

Ele se recusou a dizer se acha que os preços atuais - abaixo de 80 dólares por tonelada, patamar mais baixo em cinco anos - representam "níveis normais".

A BHP planeja aumentar sua produção de minério de ferro para 245 milhões de toneladas no ano financeiro vigente, ante 225 milhões de toneladas no ano até o final de junho de 2014.

A empresa espera ampliar a produção para 290 milhões de toneladas nos próximos anos. A Vale quer elevar a produção para 450 milhões de toneladas até 2018, ante 306 milhões no ano passado.

Por sua vez, a Rio Tinto busca aumentar a produção para 295 milhões de toneladas este ano, contra 266 milhões no ano passado, e planeja chegar a 360 milhões até 2015.

Enquanto isso, a BHP disse na quarta-feira que está considerando uma listagem secundária de ações em Londres em sua planejada nova cisão depois de pedidos de alguns investidores baseados no Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:BHP BillitonEmpresasMineraçãoMinériosPreçosSiderurgia e metalurgia

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE