Economia

Bernardo: Lula deve vetar aumento a aposentados

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "propenso a vetar" o reajuste de 7,7 por cento aprovado no Congresso para aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo, afirmou nesta segunda-feira o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. "O presidente se mostrou preocupado porque quer manter as contas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 14h01.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "propenso a vetar" o reajuste de 7,7 por cento aprovado no Congresso para aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo, afirmou nesta segunda-feira o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

"O presidente se mostrou preocupado porque quer manter as contas equilibradas não só neste ano, mas também para entregar a seu sucessor", disse Paulo Bernardo, após reunião de coordenação política entre Lula e ministros. "Por conta disso, ele ficou propenso a vetar... ele não tomou a decisão ainda."

Segundo o ministro, seria importante dar um sinal claro de compromisso fiscal vetando não só a extinção do fator previdenciário, cálculo usado para reduzir o valor dos benefícios de quem se aposenta mais cedo, mas também o índice de reajuste.

"O que nós assumimos o compromisso é dar 6,14 por cento. O projeto que veio do Congresso não nos dá alternativa de vetar os 7,7 (por cento) e voltar aos 6,14 por cento. Então nós estamos estudando."

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaGovernoOrçamento federal

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal